Em qual temperatura devo tomar meu vinho?

QUAL TEMPERATURA CORRETA PARA SERVIR VINHOS?

Se você é daqueles que ama cerveja estupidamente gelada ou servir vinho a temperatura ambiente, esse artigo foi feito para você!

No Brasil ainda temos a ideia errada de servir vinho tinto a temperatura ambiente, o que muitas vezes esquecemos é que nossa temperatura pode chegar a 30°, e é aí que mora o problema, pois o vinho é uma bebida muito sutil e ao servi-lo numa temperatura que não seja adequada pode alterar totalmente seu vinho, fazendo ele se tornar desagradável ao paladar.

O QUE ALTERA QUANDO O VINHO NÃO ESTÁ NA TEMPERATURA CORRETA?

O primeiro e mais notável item a se modificar é o corpo, vinhos mais encorpados, como os feitos de uva Malbec, possuem um peso molecular maior que mais os mais leves, então precisam de temperaturas mais altas para liberar o cheiro;

Logo após vêm as variedades das uvas. Algumas castas de uva são mais voláteis que outras, como a Pinot Noir. Quanto mais volátil, mais fresco o vinho deve ser servido. Se um vinho volátil for servido a altas temperaturas o álcool evapora facilmente, ficando mais perceptível ao paladar.

A terceira coisa a se observar são os taninos, ele está presente apenas nos vinhos tintos e quanto mais baixa a temperatura mais evidente ele fica, se tornando desagradável quando muito gelado. Já os brancos, que não possuem taninos, se servidos na mesma temperatura que os tintos, tornam-se muito alcoólicos.

Por fim temos a doçura, que é acentuada conforme mais doce é o vinho e amenizada no frio.

EM QUAL TEMPERATURA DEVO TOMAR MEU VINHO?

Vinhos brancos leves e Espumantes:  De 3 a 7°C

Brancos Encorpados, Brancos Aromáticos e Rosés: De 7 a 13°C

Tinto Leve e o Tinto de Corpo Médio: de 13 a 16°C

Tinto Encorpado e o Fortificado fresco: de 16 a 20°C.

Caso você não tenha termômetro ou adega climatizada em casa, aqui vai mais uma dica:

A porta da geladeira possui uma temperatura de 12ºC aproximadamente. No meio é em torno de 6ºC e no fundo, perto da placa fria, é cerca de 3ºC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *