Bouchonné?!

Vinho Bouchonné?!

Imagine a cena: Você reúne alguns amigos especiais na sua casa, pega a garrafa de seu melhor vinho e ao abri-lo leva a rolha ao nariz e inspira sutil e atenciosamente. Passam-se alguns instantes e você não encontra o aroma esperado e sim um cheiro ruim de papelão mofado….

E agora? Que cheiro é esse?

O ato de cheirar a rolha do vinho serve para se descobrir como o vinho foi armazenado e se há alguma contaminação pela “Doença da Rolha” ou o TCA (Tri-cloroanizól), mais conhecido como “Bouchonné”.

O Bouchonné é causado por um composto químico chamado TCA (2,4,6 – tricloroanisol). O TCA é formado quando fungos naturais existentes nas rolhas entram em contato com outros produtos químicos como cloretos de alvejantes. O problema não se resume as rolhas, o TCA pode infectar toda uma vinícola (barris de carvalho por exemplo). Para eliminar esse problema desde os anos 90 as vinícolas estão erradicando o cloro no processo de higienização ou optando por rolhas “livres de TCA” ou rolhas neutras.

Encontrei Bouchonné…O que eu faço?

Em primeiro lugar não se desespere, apesar de deixar um gosto ruim no vinho que vai do mofado ao avinagrado, o bouchonné não faz mal à saúde, aliás tem até quem goste de um certo gostinho que lembra antiguidades guardadas no porão…

Se você estiver em um restaurante, simplesmente peça para o sommelier trocar, e caso tenha comprado em adega vale o bom senso, leve para trocar sem beber mais que a metade da garrafa.

A boa notícia é que cada vez mais as vinícolas investem em higienização adequada para combater a contaminação, e o investimento pesado em pesquisas trazem cada vez mais novidades nas empresas fabricantes de rolhas fazendo que o nível de contaminação por bouchonné atualmente gire em torno de 2% a 4%.

 Curiosidade:

Você sabia que algumas vinícolas utilizam cães farejadores para identificar o Bouchonné?

Você já encontrou algum vinho bouchonné?

Que vinho foi?

Nos conte sua experiência.

Texto escrito por Noema Uthman

Se você quer encontrar bons vinhos, venha visitar a loja Empório Winiarski, uma grande seleção de rótulos e entrega em todo o Brasil!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *