Vinho do Porto – Conheça a bebida que conquistou os Ingleses

O vinho do Porto, tem uma história linda e particular, produzido na região do Douro tem como característica principal ser intenso em sabor e aromas.

Como surgiu o Vinho do Porto?

Após um desentendimento econômico entre França e Inglaterra, navegadores ingleses passaram a ancorar na cidade do Porto, na região do Douro em Portugal.

Por conta disso começaram a comprar vinhos locais que eram secos, mas após as longas viagens de retorno a Inglaterra esses vinhos oxidavam, dois marinheiros tiveram a ideia de adicionar aguardente no vinho, descobrindo assim que o vinho suportava a viagem.

Após a utilização desse método, a concentração de açúcar nas uvas foi maior que o esperado e o vinho ficou mais adocicado que o normal, ao adicionarem aguardente o vinho ficou agradável ao paladar dos ingleses.

Com isso surgiu a ideia de se adicionar aguardente vínica proporcionando interrupção da atividade fermentativa antes que todo o açúcar se transformasse em álcool, tornando o vinho mais doce e fortificado.

Uma curiosidade interessante é que o vinho do Porto só tem esse sabor mais doce devido ao paladar peculiar dos ingleses.

Quais são os estilos de Vinho do Porto?

Um vinho do porto geralmente é produzido com as cepas Tinta Roriz, Touriga Nacional, Franca, Tinta Cão e Tinta Barroca e os principais tipos são:

Ruby: É um vinho jovem e sem safra, tem uma coloração intensa, descansa somente de 2 a 3 anos em madeira, apresenta frutas ao paladar.

Vinho do Porto Taylor’s Fine Ruby

Tawny: Possui um tempo de envelhecimento que pode variar de 4 a 6 anos em madeira, sofre nesse tempo de descanso uma pequena oxidação que os deixam acastanhados. No olfato apresentam especiarias e no paladar frutas secas.

Vinho do Porto Vista Alegre Fine Tawny

Late Bottled Vintage (LBV): Feito com uvas de somente uma safra, é envelhecido de 4 a 6 anos e depois engarrafado. É um porto que não necessita passar por decanter e pode ser consumido várias semanas depois de aberto.

Porto Vintage: Estagia em madeira por cerca de 20 meses, sendo depois transferido para a garrafa onde continuará a envelhecer. É produzido somente com safras excepcionais. Se prepare para um vinho incrível.

Tawny 10, 20, 30 e 40 anos: O enólogo vai juntando vários lotes de vinhos de safras e barricas diferentes, até chegar ao produto final, como esses vinhos tem idades diferentes é feito uma média da idade dos cortes utilizados para o blend chegando assim aos portos sem safra e com indicação de idade.

Vinho do Porto Taylor’s Tawny 40 anos
Vinho do Porto Taylor’s Tawny 30 anos

Colheita: É um porto com safra, porém é mantido em madeira por pelo menos 7 anos.

Vintage e Single Quinta: São feitos de uma só vinha e de um só ano.

Agora que você conhece o Vinho do Porto, acesse a nossa loja virtual e fique por dentro das nossas novidades!

https://marketing.emporiowiniarski.com.br/quemsomos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *