Decanter é Luxo ou Necessidade?

Até pouco tempo atrás o Decanter era considerado um acessório de luxo ou mais uma “frescura”, encarado apenas como um acessório decorativo para tornar mais sofisticado o ato de servir e totalmente desnecessário. Hoje muitos apreciadores da bebida de Baco já conhecem a real função do Decanter e não deixam ele de lado ao tomar um vinho.

O que é um Decanter de Vinho?

O Decanter é uma jarra de vidro ou cristal com o fundo mais largo e sua principal função é ser um limpador de impurezas, ou um oxigenador que serve para mudar as características organolépticas do vinho.

Não entendeu? Vamos explicar…

O Decanter além de ser uma peça linda tem duas funções básicas:

-Ajudar a separar sedimentos ou borras naturais do vinho.

Esses sedimentos são resultado da ação do tempo em vinhos mais antigos e não significa que o vinho está estragado, pelo contrário.

Quando você transfere lentamente o vinho da garrafa para o Decanter é possível manter boa parte das borras e sedimentos na garrafa, ao descansar o vinho no Decanter esse restante de sedimentos vão para o fundo, deixando o vinho mais limpo.

– Oxigena o vinho.

 O ato de decantar facilita o processo de liberação dos aromas do vinho. Ao colocar o vinho no Decanter ele tem contato com o oxigênio, isso faz com que a bebida “abra” e seus aromas sejam mais notados, os taninos amaciam e o álcool fica menos presente, isso faz com que o vinho mostre todo seu potencial.

Quando decantar?

-Geralmente se usa o Decanter para vinhos tintos, raramente, muito raramente para brancos, a não ser que seja um branco que esteja envelhecendo e com passagem em madeira.

– Vinhos jovens do Novo Mundo com grande teor alcoólico ou carga elevada de taninos.

– Barolos, Super Toscanos e Bordaleses merecem um descanso num belo Decanter

-Vinhos que estão há algum tempo guardados.

– Aquele vinho que você abriu e não consegue identificar bem o sabor, que ainda está fechado.

Atenção aos vinhos de guarda!!!!

Vinhos que já estão no seu auge devem ser degustados quase que imediatamente porque a decantação acelera a evaporação dos aromas. Uma “respiração” curta é o suficiente para “abrir” os aromas depois de tantos anos “fechado” dentro de uma garrafa, se ficar por muito tempo em contato com o oxigênio o vinho pode perder seu esplendor de tantos anos de guarda, no caso de vinhos antigos use o Decanter somente para separar os resíduos sólidos do líquido e muito cuidado ao colocar o vinho no Decanter, esse processo deve ser feito lentamente, sendo o ideal deixar a garrafa deitada uns dois dias antes de abri-la.

Quanto tempo decantar?

Como regra geral, vinhos jovens de 10 a 30 minutos e vinhos mais antigos até uma hora, mas como para tudo vale o bom senso, você pode ir provando o vinho até achar que ele está no ponto certo e ele não perca seu potencial.

Se você já usa o Decanter ou ainda tem dúvidas sobre como usar, conte para a gente e vamos ficar felizes em ajudar!

Você encontra Decanter a venda em nossa loja on-line www.emporiowiniarski.com.br, clique nas imagens e seja redirecionado. E aproveite as ofertas.

Jogo de Decanter e 2 Taças em Cristal Ecologico (1,5L + 2x450ml)

Decanter em Cristal Ecologico 1,5L 22cm Fórum

Texto escrito por Noema Uthman

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *