Uma história que merece um brinde!

Empório Winiarski e os vinhos californianos: uma história que merece um brinde!

Os vinhos californianos ganharam o mundo pela qualidade e quebraram o tabu da invencibilidade dos franceses. A conquista, amplamente divulgada pela imprensa, foi capa de uma conhecida revista internacional e virou filme! Quer saber mais sobre essa história inusitada que também está relacionada com os ascendentes do sobrenome que dá nome ao Empório Winiarski

Então abre uma garrafa de vinho, enche a taça e segue o texto! 

Os vinhos americanos ficaram famosos, logo após o Julgamento de Paris de 1976 – Paris Wine Tasting –  prova de degustação às cegas com rótulos escondidos, organizado pelo sommelier inglês Steven Spurrier, para movimentar o seu negócio.

Os jurados, renomados enólogos da França, que participaram do evento, não puderam acreditar no resultado: os californianos bateram os melhores vinhos franceses de Bordeaux e da Borgonha! 

O Chateau Montelena de 1973, venceu com o seu vinho branco, Chardonnay. 

Já o Cabernet Sauvignon, da Stag ‘s Leap Wine Cellars, vinícola que foi fundada em 1970, por Warren Winiarski, ganhou na categoria tinto. 

A avaliação, considerada histórica pela imprensa, foi matéria de capa da revista TIME e colocou os vinhos californianos em um outro patamar da vitivinicultura.

Em 2006 houve um novo evento, nos mesmos moldes e adivinhe quem ganhou? Os californianos, novamente! 

Winiarski, o sonho americano em Napa Valley

Warren Winiarski descendente de poloneses nascido e criado em Chicago nos EUA, descobriu em Napa Valley, região da Califórnia, as condições perfeitas para o cultivo de uvas, e se tornou um dos vinicultores mais inspiradores e renomados da época. Em entrevista, Warren declarou:

 “Nós sabíamos que havia potencial para o vinho americano e eu tive 

sorte de ter começado a cultivar uvas, junto com outros que planejavam 

produzir grandes vinhos assim como eu. Juntos, 

todos nós fizemos a América acontecer”.

O paraíso para os amantes do vinho 

Hoje a Califórnia é responsável por 90% da fabricação de vinhos nos Estados Unidos, colocando o país em quarto lugar no ranking mundial de produtividade. É um estado privilegiado pelas belezas naturais, com sol abundante, ar fresco e chuvas em épocas bem definidas. Além do clima, a diversidade do solo contribui para o perfeito cultivo da fruta.

A maior concentração de produtores está no Condado de Napa Valley. A área, conhecida como o paraíso dos vinhos, possui mais de quatrocentas vinícolas, que trabalham com cem diferentes tipos de uvas e oferecem aos visitantes programas de degustação, que incluem aulas de harmonização com alimentos. Com certeza, um passeio imperdível para os amantes da bebida! 

Mas se você está sem tempo de viajar até Califórnia, que tal saborear por aqui mesmo, um rótulo da premiada vinícola, Stag’s Leap Wine Cellars? 

Visite nossa loja física em Curitiba, ou virtual, onde sugerimos, o Artemis Cabernet Sauvignon, tinto de mesa elaborado com uvas de diferentes vinhedos representativos de Napa Valley. Ártemis, na mitologia grega, significa deusa da caça e o nome do vinho não foi escolhido por acaso. Trata-se de uma referência aos produtores que fizeram história na região, sempre buscando, ou seja,”caçando” as  melhores uvas!

Confira os detalhes do vinho: 

Referências : Assista – Filme : Julgamento de Paris / Bottle Shock, (2008)

revistaadega.uol.com.br/winiarski | vivaovinho.com.br/vinicolas | simplesvinho.com/ | vitrinedosvinhos.com.br/stags-leap-e-o-julgamento-de-paris/

Conteúdo editado por Marketing Promo Digital 2022

#julgamentoparis #winiarski #warrenwiniarski #vinho #produtoresdevinho #vinhedo #vinhos #vinhodacalifornia #sauvignon #artemis #vinhosamericanos #vinicolas  #vinhocaliforniano #vinicultura #emporiowiniarski #california #eua 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *